Aproveitei o feriado de 15 de novembro para conhecer a FLONA do Tapajós, unidade de conservação federal no estado do Pará. A Floresta Nacional de Tapajós fica perto tanto de Santarém como de Alter do Chão, mas nós optamos por nos hospedar na comunidade do Maguari, dentro da floresta, na casa do Sr. Abílio. Todo nosso roteiro de 3 dias na Floresta Nacional de Tapajós foi planejado e executado pela empresa Vivalá.

ROTEIRO COMPLETO DE 3 DIAS NA FLONA DE TAPAJÓS:

DIA 1 – Chegada na comunidade de Maguari após duas horas de carro saindo de Santarém. Oficina de artesanato e de Carimbó (dança típica do Norte). Final de tarde fomos assistir ao por do sol na praia da ponta do Maguari, é preciso ir de barco (10 reais por pessoa).

DIA 2 – Trilha de 15km até a Vovózona, árvore de 900 anos que é gigante, é preciso 28 pessoas para dar a volta em seu tronco. Fomos acompanhados de guias locais que nos passaram informações sobre a fauna e flora da floresta. No fim do dia, fomos assistir ao pôr do sol no Igarapé Terra Preta (caminhada de mais 8km, ou seja, neste dia andamos 23km no total!!).

DIA 3 – Saída, de barco, da comunidade do Maguari em direção a Alter do Chão, dia de conhecer praias de rio e de dormir em uma rede dentro do barco. Conhecemos a praia de Cajutuba e depois a praia de Muretá, ambas lindíssimas, com areia branca e águas claras. À noite, jantamos no restaurante Tribal em Alter do Chão e curtimos o movimento da vila, experimentando iguarias locais como a cachaça de jambu, que deixa a boca dormente. Dormimos no barco, em redes, e no dia seguinte fomos embora de Alter do Chão até Santarém de carro (50minutos).

Se tiver algum tempo livre em Santarém, indico conhecer o restaurante Casa do Saulo, que tem uma linda vista para uma praia de rio e comida típica paraense. O por do sol pode ser no píer do restaurante Massabor.

Vídeo da minha viagem na Floresta Nacional do Tapajós no Youtube:

Como chegar na Floresta Nacional de Tapajós?

Nós pegamos um avião até Santarém e de lá nossa excursão da empresa Vivalá nos levou de carro até a comunidade do Maguari, foram duas horas de viagem. É possível também chegar de barco via Alter do Chão. Na entrada, é preciso registrar seu nome da portaria do ICMbio, a entrada é gratuita, porém grupos maiores de dez pessoas precisam de autorização prévia.

Quanto custou a viagem para a Floresta Nacional do Tapajós?

A viagem, sem aéreo para Santarém, foi 2250 reais com a empresa Vivalá, que cuida de tudo a partir de Santarém. Estão inclusos o transporte até a floresta, as hospedagens, alimentação, passeios e guias. Importante ressaltar que a empresa Vivalá faz turismo de base comunitária, então nos hospedamos e nos alimentamos na casa de moradores da comunidade.

Quando ir para a Flona do Tapajós?

É possível visita-la o ano todo, mas se quiser fugir da época de chuvas, vá de julho a novembro, época que você poderá curtir melhor as praias e atrativos da região.

O que é turismo de base comunitária?

É uma forma de turismo sustentável, em que a comunidade local é a protagonista da experiência. Ou seja, são os povos locais que hospedam, alimentam e guiam os viajantes. Esse tipo de turismo normalmente é realizado junto com comunidades tradicionais, como populações ribeirinhas, quilombolas, caiçaras ou indígenas. Esse tipo de viagem vista sustentabilidade, proteção ambiental e imersão cultural, tentando reduzir os impactos negativos que o turismo de massa normalmente gera.

O turismo de base comunitária, além de gerar renda e melhor a vida da população local, também ajuda a guardar as tradições antigas, valorizar as culturas e identidade dos povos.

A empresa Vivalá, com quem eu fiz essa viagem para a Floresta Nacional de Tapajós, é especialista neste tipo de turismo, já viajei com eles também para a parte da Floresta Amazônica que fica próxima ao rio Negro. Indico muito, eles são muito confiáveis e é bem bacana que a maioria dos grupos são compostos por mulheres viajando sozinhas, então é bem fácil fazer novas amizades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *